Foto: https://www.correiobraziliense.com.br/
FRED BRASILIENSE
(Brasil - Pará)
Nas décadas de 1980 e 1990, um nome se destacou na cena cultural da cidade: o do cantor e bailarino Fred Brasiliense, que com cabelo comprido, traços indígenas e um jeito calmo e falante, se tornou uma personalidade conhecida. Apesar do sobrenome, ele é paraense e mora na capital desde 1967. Com experiências que variam de solista tenor na cantata cênica Carmina Burana a proprietário de confeitaria, o artista teve uma vasta trajetória por Brasília.
O terceiro de uma família com oito filhos, Frederico Lins Brasiliense se mudou para Brasília como resultado da concretização de um sonho dos pais, que há anos almejavam viver no local fruto do plano de metas de Juscelino Kubitschek. Pouco antes da vinda, ele começou a tocar violão e se apaixonou pelo então hobby. O forte desejo de se tornar padre foi embora à medida que o contato com as diversas formas de arte foi se intensificando. (....)
No período em que ficou na Universidade de Brasília, de 1977 a 1987, o artista teve uma vida acadêmica bastante ativa, atuando até como assessor de gabinete do reitor. Como estudante, Fred fez parte dos departamentos de Letras e Música. Ele coordenou a criação de um grande coral, regido por David Junker, e sugeriu a produção de uma serenata de Natal, que virou tradição na instituição. Além disso, lutou contra o conservadorismo do local.
Abandonando a música no fim da década de 1990, ele se dedicou à paixão pela fotografia e passou a atuar no ramo, atividade que faz até hoje.
Folhinha Poética – 2012:
Dançar
Correr de um lado para o outro e ficar tonto
Correr tonto, louco de paixão e ficar só
Correr colorido, girar e ficar branco
Magia para dissolver quebranto
Dançar para ser feliz e entender
Através do movimento o encontro
Passar assim a limpo a vida
Passatempo de santo
Branco, tonto, cheio de amor e encanto
*
VEJA E LEIA outros poetas do DISTRITO FEDERAL em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/distrito_federal/distrito_federal.html
Página publicada em novembro de 2023
|